top of page

QUEM SOMOS?

Criado em 10/07/2019, o Departamento de Migrantes, coordenado pela Aurora Oliveira Ribeiro, tem como objetivo tornar-se referência em acolhimento de migrantes e refugiados no estado do Rio Grande do Sul. Surgimos diante da atuação de nossos voluntários(as) frente ao fluxo de venezuelanos no estado através do processo de interiorização. O trabalho desenvolvido pelo Departamento, visa acolher e integrar migrantes a comunidade brasileira, proporcionando melhores condições de vida, trazendo a dignidade humana e diminuindo o sofrimento no processo de migração/refúgio. Também objetiva integrar os migrantes na sociedade brasileira, proporcionando capacitações laborais, sem distinção de identidade de gênero, orientação sexual, raça, religião ou nacionalidade, conforme os princípios fundamentais da humanidade, imparcialidade e neutralidade da Cruz Vermelha.

Principais funções são:

Apoio Psicossocial à Migrantes e Refugiados;
Restabelecimento de Laços Familiares;
Aulas de Português e Cultura Brasileira;
Articulação com associações haitianas, venezuelanas e senegalesas;
Articulação com outras instituições e poderes públicos.

Atualmente, duas atividades são desenvolvidas:

Núcleo de Apoio Psicossocial a Imigrantes e Refugiados (NAPIR): as atividades do núcleo ocorrem quinzenalmente na Aldeias Infantis SOS, com escuta e acolhimento psicossocial aos refugiados na instituição.

– Aulas de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira: Acontecem desde o segundo semestre de 2018 todas às terças-feiras às 19h30 na sede da CVBRS. As aulas são gratuitas e ministradas por voluntários do Núcleo Cultural de Apoio a Refugiados e Imigrantes (NUCAIR) e ao final do curso os(as) alunos(as) recebem certificados de participação (não válido para processo de naturalização).

Além disso, atividades pontuais são realizadas em parceria com outras instituições, como a organização do Seminário do Fórum Permanente de Mobilidade Humana de Porto Alegre, a elaboração de currículos para migrantes, seminários e cursos na CVBRS ministrados por voluntários(as) e especialistas na temática, representações em encontros e fóruns da sociedade civil e do governo. Neste momento de pandemia, estamos atuando com distribuição de cestas básicas e kits de higiene pessoal e limpeza, cadastramento no sistema interno do Departamento para mapeamento demográfico e identificação de necessidade e arrecadação de cobertores e roupas para combate ao frio.

bottom of page